domingo, 12 de agosto de 2012

Salada de baby leaves


Depois de uma véspera de abusos gastronômicos, uma salada saborosa é uma boa opção para matar a fome no meio do dia.
Amo colocar queijo em salada. Aliás, amo queijo em quase tudo.
Um dos meus preferidos é o queijo feta, de leite de ovelha, bem seco e salgadinho. Por ser muito seco, ele vai esfarelando e se misturando ao azeite, o que dá uma textura sensacional!


Esta salada é muito fácil de fazer. Uso as baby leaves, que são nada menos que os brotos das folhas de salada. Em alguns supermercados você encontra umas caixinhas de papelão que vêm com um “arranjo” de folhinhas jovens (rúcula, agrião, folha de beterraba e várias outras). Mas se for complicado de achar, agrião, frisé ou rúcula podem ser ótimas opções.


Lave bem as folhas! Mesmo essas saladas prontas que – supostamente – já vem higienizadas, precisam ser lavadas. Depois de lavadas, é preciso secar as folhas. Quando elas estão muito molhadas, não pegam o molho. 

Tomate cereja cortado pela metade.
Cebola roxa cortada em fatias muito finas, tipo transparente (ou o mais fino que você conseguir)
Queijo feta em cubinhos
Folhas para a salada.

Numa cumbuca grande, misture o tomate, o queijo e a cebola. Tempere com um bom azeite, sal (lembre que o queijo já é salgado e não pese na mão) e bastante pimenta-do-reino. Você pode preparar esta mistura e deixar na geladeira, se quiser, e comer mais tarde. Aliás, se tiver um bom pão para torrar, esta mistura de tomate, feta e cebola faz uma bruschetta espetacular!!



Na hora de servir, vc pode arrumar as folhas num prato, regá-las com azeite, por uma pitadinha de sal e por último, colocar os tomates.
Gosto de comer este tipo de salada em potes fundos. Sobra sempre um pouco de molho no fundo. Perfeito para raspar com um miolinho de pão. Hmm...


6 comentários:

  1. Nossa, você começou o blog dizendo que não era especialista hein. Me enganou!! amei essas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Luli nossa mega chef ! Vc sabe muito nao e apenas uma curiosa na cozinha, vc tem talento para a coisa bjao

    ResponderExcluir
  3. Engordei lendo a receita anterior e já perdi uns quilinhos lendo essa!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Suas receitas são ótimas, mas muito "sofisticadas" pra quem gosta de junk-food e detesta coisas verdes que brotam da terra e têm gosto de coisas verdes que brotam da terra. Será que não dá pra mostrar alguma "trasheira" que você coma cheia de culpa por estar entupindo as artérias ? Tipo a Joan Crawford - que se escondia dentro do armário pra comer mini-donuts escondida dos empregados ?

    É impossível que alguém só coma coisas saudáveis, meu Deus! Onde é que esse mundo vai parar !

    Então..mostra aí pra gente o seu segredo baixo-gastronômico trash, vai !?

    ResponderExcluir
  6. Oi Luli

    Quero dizer o quanto foi prazeroso nosso almoço de domingo.
    Petiscos maravilhosos, rosbife vermelhinho por dentro e tostado por fora,batata sensacional, e a saladinha perfeita. Isso tudo embalado por otimos papos.

    Parabens!

    Bjs, Katia e Caca

    ResponderExcluir