segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bolinhas de carne perfeitas com uma cerveja gelada!


Esta receita eu aprendi no livro de uma chef americana muito bacana chamada Anne Burrell, presente de uma amiga muito querida.
Mas alterei um pouquinho as quantidades para o meu gosto. Espero que seja o de vocês também.


São bolinhas de três tipos diferentes de carne: vitela, lombo de porco, e a carne que você costuma comprar moída (pode ser chã ou patinho).
O resultado dessa mistura é que os bolinhos tem um sabor delicado e surpreendente!
A receita é bem fácil. O trabalho maior é enrolar as bolinhas.

Eu prefiro fazê-las pequenas para comer como aperitivo. Mas se você fizer bolinhas um pouco maiores, pode servir com um molho de tomate mais picante como prato principal.

Ao que interessa:

200g de carne moída (chã ou patinho)
200g de vitela moída
200g de lombo de porco moído
3 colheres de sopa de alecrim picado
3 ovos
¾ de xícara de queijo parmesão ralado na hora
½ xícara de farinha de rosca
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
2 xícaras de caldo de galinha
azeite
sal e pimenta-do-reino

Ponha azeite numa panela grande, deixe aquecer e refogue a cebola. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada durante 8 a 10 minutos.
Acrescente o alho e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Misture as três carnes, o alecrim, o parmesão, a farinha de rosca, e os ovos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte a cebola e o alho refogados já frios. Se a massa estiver muito pegajosa, você pode acrescentar 1 ou 2 colheres de sopa de água.




Antes de enrolar a massa, faça uma bolinha e doure na frigideira com um pouco de azeite. Prove! Se estiver com o tempero correto, vá em frente, senão, a hora de corrigir é agora!

Enrole todas as bolinhas.
Esquente o caldo de galinha.


Ponha um pouco de óleo na frigideira e vá dourando as bolinhas aos poucos (não lote a frigideira para que elas não grudem umas nas outras).


Quando elas estiverem douradas dos dois lados, despeje um pouquinho do caldo de galinha. O suficiente para que o vapor ajude no cozimento. Assim, elas não precisam ficar dourando muito tempo para cozinhar por dentro e não ressecam.


Um conselho: não doure as bolinhas com antecedência. Por mais que dê trabalho, deixe para fazer na hora de servir! Elas ficam muito mais gostosas.
Sirva com mostarda, molho de tomate picante, molho de pimenta... o que você preferir. Uma cerveja beeeem gelada é a companhia perfeita!




3 comentários:

  1. Luli q delicia! Vou fazer como aperitivo neste feriadao! Depois te conto bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Muita água na boca e muita saudades dos bolinhos de carne que minha mãe fazia pra mim...

    ResponderExcluir