terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sardinha com cebolinha verde e limão siciliano



Gosto de sempre ter na dispensa uma lata de sardinha portuguesa de boa qualidade. É o tipo do ingrediente que te salva num momento de aperto: visitas inesperadas, fome repentina na madrugada ou simplesmente um apetite para algum petisco que vá bem com uma cervejinha. 


A primeira coisa é tirar as escamas. Sem elas, o sabor da sardinha fica mais delicado e boa parte do sal (muitas vezes excessivo) vai embora. Abra a sardinha ao meio e tire as espinhas também.


Depois, é só dar asas à criatividade, se possível aproveitando o que você tem na geladeira.
Esta eu preparei com bastante azeite extra virgem, pimenta-do-reino, cebolinha verde, pimenta biquinho (que não arde nada! é como uma pimenta de cheiro) e limão siciliano. Usei o suco do limão e raspinhas da casca para acentuar o sabor dele, que é fantástico! Essas raspinhas eu faço com um raspador especial, mas você pode conseguir o mesmo efeito com um ralador comum.
Ah, e NADA de sal! Você vai ver que realmente não precisa!






Minha sugestão?? Pão francês quentinho e cerveja estupidamente gelada!! Simples, barato e deliciosooo!! 



2 comentários:

  1. Oi Luli, vim conhecer sua página e estou adorando. Vou te seguir por aqui também e tentar reproduzir algumas de suas deliciosas receitas. Começo pela sardinha, que vou fazer amanhã mesmo!

    Um beijo, parabéns pela excelente idéia do blog!
    Luciana (@luarpinheiro)

    ResponderExcluir