terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rosbife com batatas ao forno


Andei sem tempo de ir para a cozinha e já estava sentindo falta.
Foi o pedido de um amigo que me fez correr de volta para as panelas.
"Ana Luiza, posta uma receita de rosbife no blog! Eu não sei fazer...".
Bem... nem eu sabia.
E o pior, é que o convidado desse domingo era um chef de cozinha acompanhado da mulher que também entende tudo do assunto.
Mas adorei o desafio e lá fui eu pesquisar.
Fui ouvir os conselhos da minha guru Maria (uma espécie de Larrouse Gastronomique viva!) que sempre me tira as dúvidas.
Então, vamos à receita:

uma peça de filé mignon (usei uma peça de 1,2kg)
1/2 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 taça de vinho tinto (ou branco!)
sal e pimenta-do-reino
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de óleo

Primeiro, tempere a carne com o sal e a pimenta.
Depois esfreque-a com o alho e a cebola, para o sabor entrar bem.
Regue com o vinho e deixe numa tigela coberta com papel filme de um dia para o outro na geladeira.
No dia seguinte, tire a carne do tempero, raspando o excesso com uma faca e amarre-a bem, para que não se desmanche na panela.





Depois disso pode deixá-la no tempero novamente até a hora do preparo (30 minutos antes de servir).
Quando chegar a hora, escorra e retire todo o tempero novamente, e unte a carne toda com a manteiga e o azeite.
Numa panela grande e bem grossa, de preferência, ponha as duas colheres de óleo e deixe esquentar bem.
Coloque a carne e deixe dourar de todos os lados, girando de vez em quando.
Quanto estiver bem dourada, dê um corte com a faca e veja se está no ponto. Lembre-se que rosbife tem que ficar bem vermelhinho por dentro!
Aí então, retire a carne da panela, ponha um pedaço de manteiga na panela (se quiser), o tempero que foi usado na carne, e um pouco dágua para fazer um molho.
Muita gente gosta de por uma colher de chá de farinha de trigo para engrossar o caldo, eu não pus e ficou ótimo!
Corte e retire o barbante da carne, fatie, regue com o molho e sirva!!

Para acompanhar, batatas no forno: 


8 batatas descascadas e fatiadas bem fininhas (você pode usar a lâmina larga do ralador, se quiser)
sal e pimenta-do-reino
manteiga para untar a forma
creme de leite fresco
leite (só se o creme de leite for grosso demais)
2 dentes de alho, descascados e cortados na metade
parmesão ralado na hora

Unte a forma com manteiga e vá arrumando as batatas em camadas e temperando cada uma (camada, é claro) com o sal e a pimenta.






Teste o seu creme de leite. Se ele for cremoso demais, misture com um poquinho de elite, até ele ficar líquido, mas não ralo...
Derrame o creme de leite sobre as batatas sem deixar que elas fiquem afogadas. A última camada deve aparecer. Ponha uma metade de dente de alho em cada canto do pirex.
Polvilhe parmesão e leve ao forno pré-aquecido. Em mais ou menos 15 minutos, ela deve estar boa. Só lembre de por o forno em temperatura média, senão as batatas vão ficar douradas em cima e cruas embaixo.

Você pode servir com uma salada. Esta da foto foi de rúcula, mache, abacate e vinagrete de tomate e cebola roxa... Mas esta fica para outro post!

Meu primeiro rosbife recebeu muitos elogios. Esse, eu não esqueço!






Um comentário:

  1. Adorei! Com certeza farei algum dia desses, pois não deve ser muito complicado e certamente o resultado dever um só : "hummmmmm"

    ResponderExcluir