domingo, 2 de setembro de 2012

Bife de mignon a milanesa com salada de batatas


Domingo é um ótimo dia para cozinhar. Só tem um problema: se você dormiu tarde (e por isso, provavelmente, acordou tarde), suas opções já diminuem bastante. Não há tempo para as carnes pegarem tempero ou descongelarem... E fica difícil encontrar bons legumes, verduras e ervas nos supermercados. 
O mais seguro é uma receita simples, caseira e com ingredientes fáceis.
Bife a milanesa com salada de batata!!
Grande ideia.
E, claro, uma gelada para acompanhar!




8 batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes
3 talos de aipo picados bem pequenos
3 talos bem fininhos de alho poró (os orgânicos costumam ser mais delicados e menores)
1 cebola roxa pequena picada em pedaços bem pequenos
1 maçã picada em cubinhos (deixe os cubinhos de maçã de mocho numa cumbuca com água e algumas gotas de limão para que não escureçam)
1 ramo de salsa bem picada
raspas da casca de um limão siciliano
suco de limão siciliano
pimenta rosa
sal e pimenta-do-reino
azeite
maionese light
creme de leite fresco

6 bifes de mignon bem batidos
farinha de rosca
4 ovos
óleo para fritar





Cozinhe a batata no vapor. Assim ela não fica empapada. Mas cuidado para não passar do ponto! (Já aconteceu comigo, infelizmente L) E salada de batata, com batata mole, fica horrível. Se for cozinhar as ditas cujas na água, aproveite para por sal na água e.... fique de olho!!
Quando a batata estiver no ponto, escorra, dê um banho de água fria e deixe esfriar.
Numa cumbuca, misture uma colher de maionese, 2 de creme de leite fresco, regue com azeite, um pouco de suco de limão, sal e pimenta-do-reino e bata bem.
Gosto de misturar o creme de leite, que é mais leve, com a maionese. Mas tem que ser o fresco, e não o de lata! Na falta dele, você pode substituir por iogurte natural daquele sem frutas e sem adoçante.
Com a batata fria, misture com a maionese.





Acrescente a cebola, o aipo, o alho poró, a maçã, a salsa, as raspas de limão e misture bem, virando as batatas devagar para não amassá-las.
Acerte o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino.
Acrescente a pimenta rosa e e deixe na geladeira.






















Bata bem o filé mignon com um martelo de carne, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe descansar (vc pode fazer isso enquanto as batatas estão esfriando).
Numa cumbuca, bata os quatro ovos com um pouco de sal.
Passe o bife primeiro na farinha de rosca, depois na mistura de ovo e volte a passá-lo na farinha.
(Se vc passar o bife primeiro no ovo, a casquinha vai ficar se soltando da carne!)
Esquente 2 dedos de óleo numa frigideira grande e funda.
Frite um bife de cada vez e escorra bem a gordura.


Lembre-se de servir com o azeite, o limão, o sal e a pimenta-do-reino a mão!!
Cada um pode acertar o tempero para o seu paladar!
















terça-feira, 28 de agosto de 2012

Salada de tomate, cogumelo Paris e camarão


Camarões tem um sabor e uma consistência incríveis. Mas é preciso prepará-los direito.
Como com qualquer carne, especialmente as do mar, o ideal é que o camarão seja feito  pouco antes de servir.
Mas NEM PENSE em temperar com sal antes da hora!! O sal desidrata o camarão...e eles ficam borrachudos e horríveis.

Portanto, limpe os camarões (fundamental tirar aquela tripa que responde pelo nome de intestino), lave-os e deixe-os esperando a hora certa dentro da geladeira.

Aos ingredientes:

-       2 tomates maduros e firmes, cortados em 4, sem as sementes.
-       1 cebola roxa
-       6 a 10 (dependendo do tamanho) cogumelos Paris
-       camarões (6 a 8 por pessoa)
-       aneto
-       alface crespa
-       azeite
-       mostarda de Dijon
-       vinagre de vinho tinto (um bom vinagre!)
-       sal e pimenta-do-reino.




Pra começar corte o tomate em fatias finas, formando “tirinhas”de tomate.
Corte a cebola roxa em 4 e também fatie o mais fino que conseguir.
Lave bem os cogumelos, tire o caule e corte em fatias finas.
Ponha todos esses ingredientes numa cumbuca com algumas folhinhas de aneto e misture bem.



Num outro potinho ponha 3 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de chá de mostarda e bata bem.
Despeje este molho na cumbuca onde estão os outros ingredientes, misture, tempere com sal e pimenta-do-reino, tampe e deixe na geladeira para pegar sabor.
Enrole as folhas de alface e corte bem fininhas, como se fosse fazer uma couve à mineira.
Quase na hora de servir, ponha uma frigideira grande no fogo com um fio de azeite e deixe esquentar bastante.
Ponha os camarões, um a um, na frigideira! Eles não devem ficar sobrepostos: colocar muitos camarões numa superfície pequena faz com que eles soltem água e cozinhem em vez de dourar e aí acabam passando do ponto e ficam duros.
Portanto, a frigideira tem que ficar arrumadinha! Neste momento você põe o sal e a pimenta-do-reino.
Quando eles estiverem dourados, vire-os e ponha mais um pouquinho de sal e pimenta do outro lado. Assim que dourarem, estão prontos.

Para montar o prato:
Eu gosto de fazer um círculo com a alface cortadinha (seja no prato individual ou numa travessa). Coloco a mistura de tomates, cogumelos e cebola no centro. E em volta os camarões. Não esqueca de regar o alface com azeite e sal para não ficar sem gosto!!



Hmm...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Blinis de salmão com limão siciliano


Blinis são panquequinhas cortadas em pequenos círculos. Na prática, funciona como aquela torradinha que vc usa para comer com queijo, com paté e até mesmo com o salmão. Só que fica mais delicado, mais sofisticado e... mais gostoso.
Existem muitas formas de preparar os blinis, a mais simples é a seguir uma receita normal de panqueca:

- 1 copo de leite
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 pitada de sal 

Misture tudo no liquidificador.
Unte a frigideira com um pouquinho (bem pouquinho mesmo, se não a panqueca fica gordurosa) de manteiga, uma vez só.
Vá derramando a massa com uma concha. Deixe dourar de um lado e vire para dourar do outro.
Lembre-se de que ela deve ser grossinha. O ideal é ter mais ou menos 0,5cm de expessura. Esta receita rende mais ou menos 6 panquecas grossas.

A diferença do blini para a panqueca comum é que em vez de fazer um rolinho, você vai cortá-las em pequenos círculos depois. Se você não tiver um cortador de massa, pode usar a boca de um copo pequeno (um copinho de licor ou de aguardente).




Você pode preparar os blinis e deixar na geladeira.

Além deles você também vai precisar de:

- Salmão defumado
- creme de leite fresco (não pode ser em lata!)
- limão siciliano
- ciboulette (ou cebolinha, se for mais fácil de encontrar)
- azeite
- pimenta biquinho

Corte o salmão em quadrados que cubram os blinis sem que fiquem muito para fora.
Raspe a casca do limão e reserve as raspinhas.
Corte as pimentas ao meio (ao comprido).
Pique a ciboulette (que nada mais é que uma cebolinha mais fina e mais delicada. Se você tiver da cebolinha tradicional também fica ótimo)

Para montar os blinis:

Arrume os blinis num prato e ponha uma gotinha de azeite em cada um.
Ponha 2 quadrados de salmão em cada blini e tempere com algumas gotinhas de limão.






Coloque uma colherzinha de café de creme de leite em cima do salmão.



Salpique com as raspas de limão e a ciboulette (ou a cebolinha) cortadinha.



Se for arrumar em pratos individuais, eu sugiro que coloque meia pimenta biquinho entre cada blinis. Fica decorativo e esta é uma pimenta deliciosa, que não arde. 
Por último regue com azeite!!



No meu jantar, servi 5 blinis para cada um. 
Não é preciso mais do que isso.
Deixar os convidados sonhando com um pouquinho mais de cada item do cardápio é melhor do que vê-los deixando a comida no prato.


Jantar light e delicioso



Missão da sexta-feira: fazer um jantar caprichado e ao mesmo tempo com poucas calorias. Haja criatividade!
Ia receber minha sogra, meu pai e a mulher dele para jantar.
Eu e minha filha decidimos encarar a cozinha juntas e foi um sucesso!
Dividimos as tarefas: eu trabalhava com a faca e com as panelas.
Ela, cortando os ingredientes mais macios (portanto, sem precisar de faca afiada), preparando o molho e montando os pratos.
Além de ter dado super certo (Beatriz se saiu uma assistente super caprichosa e rápida), nos divertimos horrores!

Bem, ao cardápio!

Entrada 1: blinis com salmão defumado
Entrada 2: salada de tomate, cogumelos e camarão com molho de mostarda Dijon
Prato Principal: farfalle com ventresca de atum
Sobremesa: pêssegos dourados e caramelados com fromage blanc.

A vantagem desse cardápio, que é muito fácil de preparar, é que vc já pode deixar quase tudo encaminhado. E guardar para a hora de servir só a montagem dos pratos!
E uma dica: vale a pena caprichar na arrumação da mesa. Todo mundo gosta de uma mesa linda e o jantar fica ainda mais especial!

(As receitas eu vou postar separadamente para que seja mais fácil encontrá-las depois.)